Transplante capilar

Transplante Capilar tire suas dúvidas

Transplante Capilar : Danilo Siqueira Talarico professor do Hospital da Pele e BWS em São Paulo tira todas as dúvidas sobre transplante capilar e queda de cabelo.

Transplante capilar é uma técnica cirúrgica que consiste em remover folículos capilares de uma área doadora especifica do próprio paciente e transplantá-los para um local sem cabelos, inserindo unidade por unidade. 

Transplante Capilar Campinas

Trata-se de um procedimento cirúrgico em que folículos capilares são removidos de uma região doadora, com maior quantidade de cabelos, e transferidos para a região receptora, a qual carece de fios.

Atualmente existem dois métodos para a extração das unidades foliculares, a saber: a técnica que contempla a extração de um fuso de pele chamada de FUT (Transplante de Unidades Foliculares), e a Técnica de FUE (Extração de Unidades Foliculares), cuja em ambas a separação das unidades foliculares ocorre uma a uma.

Ambas as técnicas são muito eficientes e garantem resultados satisfatórios, cabendo ao médico decidir junto ao paciente a melhor técnica para cada caso,  o diagnóstico é feito durante a consulta médica, onde é  explorado a história pregressa do paciente em relação à aspectos hereditários para a calvície, histórias de doenças sistêmicas ou doenças do couro cabeludo.

A procura por este tipo de procedimento aumentou muito, o principal motivo é que as pessoas passaram a cuidar mais da aparência e elas entendem que cabelo faz parte do que ela é. Entretanto, para a mulheres essa preocupação já era algo existente na realidade delas, mas, os homens também passaram a se importar cada vez mais com a aparência.

“Um transplante capilar é indicado quando existe a perda definitiva dos cabelos, ou seja, quando a calvície já está instalada.”

Dr Danilo destaca que no transplante capilar, o doador é também receptor, e nessa técnica os fios são retirados de uma área doadora do paciente e implantados em uma área receptora do mesmo indivíduo. Implante capilar refere-se ao enxerto de fios artificiais no couro cabeludo, ou seja, nesse procedimento, doador não é o próprio receptor.


Tricologia é a ciência que estuda sobre os folículos capilares tanto do couro cabeludo como do restante do corpo. Um médico especialista em doenças dos cabelos e couro cabeludo é conhecido como médico tricologista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *