melasma campinas

O que é Melasma ?

QUE É MELASMA?

Melasma trata-se de um distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele, principalmente nas áreas do rosto, como têmporas e testa. As manchas, normalmente, são maiores que um centímetro e ocorrem mais frequência em mulheres durante mudanças hormonais, como a gravidez e menopausa, bem como uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais ou distúrbios da tireóide.

É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico. As manchas do melasma são de cor acastanhada, variando conforme o tom da pele, têm formato irregular e normalmente, simétrico.Importante ressaltar, que o melasma é uma doença crônica com períodos que aparece muito e outros que quase desaparece, que deve ter tratamento e prevenção contínuos, pois, mesmo quando apresenta melhora, pode piorar facilmente ao faltar com os cuidados.

Embora, a incidência é maior em mulheres, numa proporção de 9 mulheres para 1 homem, não se trata de uma condição exclusivamente feminina.

COMO OCORRE?

A melanina é responsável pela pigmentação da pele, e produzida por uma célula chamada melanócito. Também auxilia na proteção contra a radiação solar.O melasma ocorre quando é produzindo mais melanina do que o necessário, processo chamado de hipermelanose. A melanina em excesso provoca as manchas.TIPOS

Existem três tipos de melasma:MELASMA –

Epidérmico – Quando há depósito de melanina na camada mais superficial da pele;

Dérmico – Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos e é de difícil tratamento;

Misto – Quando há acúmulo de pigmento em ambas as regiões, sendo o tipo mais comum.

TRATAMENTOS MELASMA

Como vimos, existem vários tipos de melasma, e o dermatologista com o exame avaliará o tipo de melasma do paciente individualmente, e como regra, indicará dentre vários tipos de tratamento hoje existentes no mercado. Os tipos mais comuns de tratamento são: Cremes Clareadores, Peeling e Laser.

PREVENÇÃO MELASMA

Embora, na maioria dos casos, sua prevenção é difícil, podemos enumerar algumas dicas na prevenção do melasma.

  • Usar protetor solar todos os dias, independente do clima;
  • Alimentação adequada rica em alimentos antioxidantes ajuda a prevenir diversas doenças, inclusive melhora a proteção natural da pele contra os raios solares;
  • Deve-se sempre remover a maquiagem antes de dormir;
  • Manter-se longe de fontes de calor como churrasqueiras, fogão, saunas, automóveis expostos ao sol, entre outros, para evitar a estimulação da produção de melanina;
  • Utilizar proteções físicas, como chapéus e guarda-sol;
  • Ao perceber uma primeira mancha, deve-se ir ao dermatologista o mais rápido possível, para investigar e definir um tratamento.

O melasma é uma condição bastante desagradável para várias mulheres, porém, com o tratamento, ele pode melhorar. Para que mais pessoas saibam sobre como tratar o melasma, compartilhe esse texto com seus amigos!

Dr. Danilo S. Talarico


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *