A toxina botulínica para fins estéticos é utilizada com a finalidade de paralisar os músculos em pontos estratégicos, avaliados, individualmente e minuciosamente, em cada paciente.

A toxina botulínica é muito útil nas rugas já existentes (chamadas estáticas), diminui a contração e consequentemente a tensão muscular, amenizando as rugas. Porém, a função preventiva, em pacientes mais jovens, ainda sem rugas evidentes é extremamente eficaz em prevenir rugas estáticas futuras.

A aplicação estética contempla além de músculos do 1/3 superior da face (pés de galinha, rugas da testa e bunnylines) que suaviza muito a expressão, também é possível tratar sorriso gengival e rugas peribucais, elevar levemente a ponta do nariz e ter o efeito de lifting facial coma aplicação no pescoço.A toxina botulínica tem também outras indicações, como para tratamento de hipertrofia de masseter e hiperidrose (excesso de suor), por exemplo, em mãos, couro cabeludo e axilas.

Este é o procedimento estético mais usado e procurado nos consultórios médicos, tem uma aplicação praticamente indolor e os resultados são vistos com 15 dias. Os efeitos duram em torno de 4-6 meses, quando usado para fins estéticos. Os locais de aplicação devem ser escolhidos por médico capacitado, após analise individualizada do paciente, com produtos de qualidade e de adequada armazenagem, de modo à nunca banalizar o procedimento e sempre visando a segurança do paciente.