8 Dicas surpreendentes para evitar a queda de cabelo nas mulheres


Para muitas mulheres, nada é mais alarmante que uma linha de cabelo visivelmente escassa ou cabelos sem brilho que parecem ter perdido totalmente seu volume. Embora seja normal perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia, a queda de fios em excesso pode indicar um problema. O motivo geralmente é inofensivo e pode ser causado por diversas razões, desde genética até como você está modelando seu cabelo.


A queda de cabelo é uma questão que afeta cada vez mais as mulheres à medida que envelhecem, porém há também uma variedade de produtos e dicas que podem ajudar. Se você notou que seu cabelo parece estar mais fino ultimamente, tente usar algumas das dicas abaixo para solucionar o problema. Se você não começar a ver os resultados dentro de alguns meses, uma bateria de exames de sangue feito pelo seu médico especializado pode determinar se a perda de cabelo é causada por uma condição de saúde subjacente.

Dicas do especialista:

Dicas para evitar queda de cabelo
  1. Evite penteados que puxam os fios
    Rabos de cavalo apertados, trancinhas, tranças e qualquer outro método ou penteado que puxam demasiadamente os fios podem causar perda de cabelo. O estresse causado por esses penteados apertados pode ocasionar danos e se usados frequentemente podem causar queda de cabelo e a principalmente atrofia dos folículos. Se você precisa prender seu cabelo em um rabo de cavalo, por exemplo, use um elástico que não tenha metal, pois isso ajuda a garantir que o cabelo não ficará enrolado no elástico e possa remover o cabelo facilmente do penteado.
  2. Equipamentos de cabelo que usam alta temperatura
    O calor de equipamentos como chapinhas, modeladores, secadores, dentro outros, sempre são ruins para o fios capilares. Isso porque, o calor emitido por estas ferramentas faz com que os fios do cabelo se rompam, causando o cabelo quebradiço, que por sua vez fratura e cai. Se você decidir usar um alisador de cabelo ou modelador de cabelo, certifique-se de não deixá-lo em uma área do seu cabelo por muito tempo e mova-o a cada dez segundos ou menos. Tente deixar o cabelo secar naturalmente sempre que possível e, quando usar ferramentas de de alta temperatura, como estes equipamentos, certifique-se de usar um spray que proteja o calor e diminua o dano que estão causando em seu cabelo.
  3. Cuidado com procedimento químico
    Assim como o calor é muito prejudicial para o cabelo, o mesmo acontece com uma variedade de tratamentos de processamento químico oferecidos pelos salões. Quimicamente, alisar o cabelo, escurecer e clarear o cabelo podem causar danos ao cabelo, enfraquecendo o cabelo e causando queda de cabelo. Sempre tente se ater ao seu estilo natural e cor, tanto quanto possível, se você está enfrentando perda de cabelo pois o problema só vai piorar. Se você usa regularmente o procedimento químico, lembre-se de tratar seu cabelo com um tratamento de condicionamento profundo pelo menos uma vez por semana para obter os melhores resultados.
  4. Examine sua dispensa
    Alimentos ricos em vitaminas e minerais, como ferro, zinco e vitamina B12, podem ajudar a revitalizar os fios de desgaste. Certifique-se de que sua dieta inclua muitas verduras, nozes, feijão, peixe e carnes magras. Se você está tendo dificuldade em obter nutrientes suficientes em sua dieta diária, um bom suplemento dietético pode ajudar a cobrir qualquer que seja sua dieta.
  5. Use produtos de cabelo direcionados para restaurar o crescimento
    Como a perda de cabelo é uma enorme preocupação estética para as mulheres, muitas empresas agora estão criando produtos especificamente voltados para a restauração do crescimento capilar. Muitos shampoos para cuidados com os fios oferecem uma variedade de produtos que contêm numerosos óleos e minerais que podem ajudar no crescimento do cabelo, destruir bactérias que podem causar perda e quebra de cabelo, aumentar a circulação do sangue no couro cabeludo.
  6. Não pule a massagem do couro cabeludo
    Uma maneira fácil de incorporar uma massagem no couro cabeludo em seus cuidados com o cabelo é realizá-lo durante o banho, após a aplicação de xampu ou condicionador. Massagens do couro cabeludo melhoram a circulação no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo. Ao mover as pontas dos dedos em um movimento lento e circular ao redor de toda a cabeça, você reduzirá o estresse e promoverá o crescimento do cabelo ao mesmo tempo.
  7. Considere os óleos
    Óleos essenciais têm sido elogiados por seus benefícios naturais e eles podem ser apenas o gatilho para ajudar seu cabelo. Óleos como sementes de cenoura, cipreste, lavanda e alecrim – só para citar alguns – todos têm propriedades regeneradoras, calmantes e de equilíbrio que podem melhorar a condição do couro cabeludo e promover o crescimento do cabelo. Os óleos essenciais são cada vez mais populares como uma alternativa mais saudável, pois são fáceis de encontrar online ou em farmácias. Algumas gotas adicionadas ao couro cabeludo durante a massagem são uma ótima maneira de melhorar a sua eficácia e aproveitar todos os benefícios que os óleos têm a oferecer.

  • 8ª Dica – Por último mas não menos importante, lave seus fios e couro cabeludo tanto quanto necessário for.
    O número de vezes que se lava o couro cabeludo por semana tem que ser suficiente para deixá-lo limpo e sem excesso de oleosidade, afim de evitar aumento da inflamação e queda.
    É um MITO que lavar os cabelos aumenta a queda, e atente-se para a temperatura da água quanto menos quente melhor, um jeito de medir é nunca usar água quente que esteja fazendo vapor no banho, morninha é o ideal. E dilua o shampoo em uma caneca de água antes de aplicá-lo nos fios e couro.